Linguagens Artísticas

MEIOS DE EXPRESSÃO

| Palavra | Som | Imagem | Movimento |

Palavra

“Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo” (Clarice Lispector)

Entendida como uma unidade linguística dotada de significado, pertencente a uma classe gramatical e expressa através da fala, do canto ou da escrita, por meio do som, conjunto de sons ou sinais gráficos, a palavra é a matéria-prima dos textos literários, dramáticos, cênicos, dos poemas, cordéis, contos, novelas, romances, guiões, biografias, canções, entre outras possíveis e imagináveis formas de arte.

Som

“Nenhum som teme o silêncio que o extingue” (John Cage)

O som é um elemento da natureza, que se propaga em forma de ondas. Também pode ser produzido pelo homem, através de ações que fazem vibrar corpos elásticos como cordas, membranas ou ar. É a matéria-prima da arte musical e é percebido por nós, sobretudo, pelo sentido da audição.

Imagem

“É necessário sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós” (José Saramago)

A imagem que surge da ideia, a ideia que surge da imagem, a imaginação, a imitação, a aparência, a forma, a semelhança, a memória, a metáfora, as representações de pessoas, objetos ou coisas, reais ou fictícias, configuram o campo de atuação e de recursos essenciais para o desenvolvimento do desenho, da ilustração, da pintura, da gravura, da fotografia, do audiovisual e das artes digitais, entre tantas outras formas de arte visual.

Movimento

“Tudo flui” (Heráclito de Éfeso)

A mudança de lugar, de posição, o deslizar, saltar, as andanças, os gestos, o movimento dos astros e dos corpos celestes, dos elementos da natureza, as manifestações do ânimo, dos estados da alma, são fontes de inspiração, de expressão, e matéria-prima, sobretudo, da dança, mas também da performance, do teatro e do circo.